Real - O Plano por Trás da História

Direção: Rodrigo Bittencourt

Duração: 1h36min

Classificação: 12 Anos

Gênero: Drama, Suspense

Elenco: Emílio Orciollo Netto, Norival Rizzo, Paolla Oliveira, Mariana Lima, Bemvindo Sequeira, Tato Gabus Mendes, Cassia Kis, Klebber Toledo

     
Gostei, vou assistir (6)  

Brasília, maio de 1993. O país está nas cordas. A inflação chega a 40% ao mês. Os salários derretem. O desemprego é recorde e a moeda foi reduzida a pó. Após uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o país é levado à beira da hiperinflação, ao impeachment de um presidente, a uma crise de abastecimento, a demissões em massa, entre outras graves consequências. Fernando Henrique Cardoso, então o quarto Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, forma uma seleta equipe econômica que, protegida em um bunker contra pressões políticas, mergulha na missão de reforma do Estado com a finalidade de controlar a inflação e cria o Plano Real.



Curiosidades

A produção é baseada no livro 3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão, de Guilherme Fuiza, autor de O Meu Nome Não é Johhny. Heitor Dhalia participou de negociações para dirigir o longa. O filme tem produção do cineasta Cacá Diegues. Parte do orçamento foi financiado por meio de crowdfunding. O primeiro trailer da produção acabou virando piada na internet após uma gafe. O filme se passa nos anos 90 e em um trecho do trailer, o personagem de Emílio Orciollo Netto é visto na ponte JK, que na verdade só foi inaugurada em 2002.