Filme sobre precursor do yoga no Brasil será lançado no Cine Roxy 4

Assessoria de imprensa - 07/12/2015

Em cartaz diversas capitais, o documentário “Hermógenes, professor e poeta do yoga”, sobre um dos precursores do Yoga no Brasil, terá uma sessão especial em Santos, na próxima segunda-feira, dia 14, 21h, no Roxy 4 do Pátio Iporanga. O ingresso com valor promocional para todos custa R$ 20 e está à venda na bilheteria do cinema. A realização do evento é de So Ham, Santo Yoga e do Cine Roxy.
 
Conhecido como Professor Hermógenes, o autor e líder espiritual brasileiro escreveu mais de 30 livros sobre terapia holística e bem-estar e inspirou a vida de milhares de pessoas no Brasil e no exterior por meio da filosofia oriental do Yoga. Dirigido por Bárbara Tavares, o longa-metragem traz imagens inéditas e a última entrevista de Hermógenes, que faleceu aos 94 anos em março de 2015. O filme, uma produção 100% independente, reúne ainda entrevistas com personalidades como Marcelo Yuka e Jackson Antunes e imagens raras, de seu acervo pessoal, com suas viagens à Índia, palestras, participações em programas de TV e encontros com mestres como Chico Xavier e Sai Baba. Trilha sonora com o americano indicado ao Grammy, Krishna Das. “O ponto de partida do filme foi a vontade de mostrar às novas gerações a importância desse pensador brasileiro”, conta a diretora e roteirista Bárbara Tavares, praticante do Yoga e seguidora de sua filosofia há mais de uma década.
 
“A mágica dessa produção começou quando uma das filhas do Professor Hermógenes encontrou uma película de 16mm, dos anos 70, perdida e mau conservada no sótão de sua casa. Ela me entregou o material para que eu tentasse descobrir o conteúdo; e ao levá-lo para um estúdio em Los Angeles vi alguns dos registros mais emocionantes da vida dele”, lembra a cineasta. 
Sobre Professor Hermógenes
O militar José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como professor Hermógenes, nasceu em Natal, em 1921, e foi professor do colégio militar do Rio de Janeiro. Na década de 60, após um diagnóstico de tuberculose avançada aos 35 anos de idade, Hermógenes descobriu os benefícios do Yoga para a saúde física e mental e disse ter se curado ao praticar Yoga regularmente, escondido no banheiro. “Me curei da cura. A cura da tuberculose me deixou doente, e o Yoga me curou da cura”, conta ele no filme. A partir daí, Hermógenes passou a dedicar sua vida à divulgação do Yoga e de sua filosofia, chegando a realizar doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e a conquistar o título de Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. Ele começou a escrever livros sobre o assunto, lançando “Autoperfeição com a Hatha Yoga”, hoje um best seller que já atingiu a expressiva marca da 50ª edição. Hermógenes faleceu em março deste ano, aos 94 anos, vítima de mal de Parkinson, mas seus livros e falas seguem impactando a vida de milhares pessoas no Brasil e no exterior. 

Outras Notícias

Roxy no Twitter